"Avó de 61 Anos Supera Câncer de Pulmão Sem Quimio: A Revolução da Cirurgia Robótica"

Publicado por: Feed News
11/10/2024 13:20:22
Exibições: 201
Paciente compartilha sua experiência e o impacto do tratamento inovador.. Foto Texas Health
Paciente compartilha sua experiência e o impacto do tratamento inovador.. Foto Texas Health

Avó do Texas é Diagnosticada e Curada de Câncer de Pulmão em uma Única Sessão, Sem Quimioterapia ou Radioterapia

 

Uma surpreendente história de superação aconteceu no Texas: April Boudreau, uma avó de 61 anos, acordou após uma biópsia pulmonar e descobriu que havia sido diagnosticada e curada de um câncer de pulmão em estágio inicial — tudo em um único procedimento. O New York Post escreveu sobre isso aqui.

 

Boudreau, que já enfrentou o câncer três vezes antes, incluindo linfoma de Hodgkin e câncer de mama, foi submetida a uma tomografia de rotina em janeiro. O exame detectou um nódulo preocupante em seu pulmão direito, levando-a a um exame de acompanhamento no Texas Health Harris Methodist Hospital.

 

Durante a biópsia, os médicos confirmaram que o nódulo era um tumor maligno. Contudo, ao invés de agendar uma cirurgia posterior, decidiram agir imediatamente. Enquanto Boudreau ainda estava sob anestesia local, os médicos removeram as células cancerígenas utilizando uma técnica avançada de cirurgia torácica minimamente invasiva, guiada por robótica. O procedimento, que envolveu apenas cinco pequenas incisões, permitiu a retirada do tumor em uma única sessão.

 

“Você se belisca porque não consegue acreditar que é verdade”, relatou Boudreau ao Daily Mail. “Tudo foi tão simples, sem necessidade de radiação ou quimioterapia.”

 

A paciente, que se sentiu apenas um pouco sem fôlego antes do diagnóstico, inicialmente atribuiu o sintoma ao envelhecimento. Após a cirurgia, sua recuperação foi rápida: precisou de analgésicos por apenas três dias e, em seguida, já estava de volta à sua rotina normal. Ela retornou para casa no dia seguinte à operação e, agora, precisa apenas realizar tomografias a cada seis meses para monitoramento.

 

Joseph DeLeon, presidente do Texas Health Fort Worth, ressaltou o compromisso do hospital com o uso de tecnologias inovadoras que permitem a detecção e tratamento precoce de doenças graves como o câncer de pulmão. “Esses avanços são fundamentais para salvar vidas, permitindo diagnósticos e tratamentos mais rápidos”, afirmou.

 

Estudos recentes indicam que a taxa de mortalidade por câncer de pulmão continua a diminuir, especialmente com a redução do tabagismo e o avanço de tratamentos como este. Nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 236.740 pessoas serão diagnosticadas com a doença este ano, segundo a Lung Cancer Research Foundation. Embora o câncer de pulmão ainda seja a principal causa de morte por câncer no mundo, avanços como esse trazem esperança para muitos pacientes.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: