EUA: Procurador-geral do Kansas processa Pfizer por Ocultar Riscos da Vacina Covid-19
Ação Judicial e Acusações
Numa notícia alarmante que reforça suspeitas há muito discutidas, o procurador-geral do Kansas iniciou um processo contra a Pfizer, acusando a empresa de ocultar riscos associados à vacina Covid-19 e de mentir sobre a sua eficácia. A ação judicial alega que as declarações falsas feitas pelo fabricante farmacêutico violaram a Lei de Proteção ao Consumidor do Kansas e exigem uma indenização de segurança não especificada.
O procurador-geral do Kansas declarou:
“A Pfizer fez várias afirmações enganosas para enganar o público sobre a sua vacina numa altura em que os americanos precisaram da verdade”.
Riscos Ocultados e Eficácia Questionados
O processo aponta que, após a introdução da vacina no início de 2021, a Pfizer omitiu informações cruciais sobre complicações na gravidez, como aborto espontâneo, além de inflamações cardíacas conhecidas como miocardite e pericardite. Em contrapartida, os representantes da Pfizer defenderam que todas as suas declarações eram “precisas e com base científica”, considerando a ação judicial improcedente.
Advertências e Estudos Posteriores
Em junho de 2021, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA adicionou advertências sobre miocardite e pericardite aos rótulos das vacinas. Além disso, um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, em 2023, concluiu que a vacina contra a Covid-19 não está associada a complicações na gravidez.
Implicações e Ações Futuras
O procurador-geral do Kansas sugere que outros estados americanos, que cooperaram nesta investigação, também deveriam abrir processos semelhantes. Este caso segue um contexto mais amplo de crescente escrutínio sobre a segurança das vacinas Covid-19, como demonstrado pela recente entrada da AstraZeneca em tribunal sobre a possibilidade de sua vacina causar coagulação sanguínea fatal, um efeito colateral extremamente raro.
Conclusão
A notícia de que o procurador-geral do Kansas está processando a Pfizer para ocultar riscos da vacina Covid-19 levanta questões sérias sobre a transparência e a segurança das vacinas. Com outras jurisdições supostamente observando o exemplo, este caso pode ter repercussões significativas para a Pfizer e para o debate público em torno das vacinas Covid-19. É crucial acompanhar de perto os desdobramentos desta ação judicial e as respostas de outras autoridades estaduais e federais dos EUA.