Novo Exame de Sangue Detecta Doença de Parkinson Anos Antes dos Sintomas

Publicado por: Feed News
30/09/2024 12:45:16
Exibições: 126
Cortesia Editorial Freepik
Cortesia Editorial Freepik

Um novo exame de sangue detectará doenças graves antes mesmo de os sintomas ocorrerem? Existem os primeiros diagnósticos

Cientistas, usando inteligência artificial, desenvolveram um novo exame de sangue que pode detectar a doença de Parkinson até sete anos antes do aparecimento dos sintomas. Até agora, isso foi alcançado para 16 pessoas.

A pesquisa é conduzida por cientistas da University College London e do University Medical Center de Goettingen. Os resultados foram publicados na revista Nature Communications. Os experimentos envolveram 72 pessoas com diagnóstico de distúrbios comportamentais na fase do sono REM caracterizada pela falta de atonia muscular (iRBD), natural nesta fase do sono. Cerca de 75 a 80 por cento pessoas com iRBD desenvolverão sinucleinopatia, um distúrbio cerebral causado pelo acúmulo anormal de uma proteína chamada alfa-sinucleína.

 

A inteligência artificial analisou cuidadosamente oito biomarcadores sanguíneos. Graças a isso, foi possível determinar que 79 por cento pessoas com iRBD têm o mesmo perfil dos pacientes que sofrem da doença de Parkinson. Em última análise, no caso de 16 pessoas, os cientistas conseguiram prever o desenvolvimento desta doença neurodegenerativa até sete anos antes.

 

Ao medir oito proteínas no sangue, podemos identificar a doença de Parkinson com vários anos de antecedência. (...) Identificar pessoas com alto risco de doença de Parkinson poderá ser extremamente útil no futuro, quando tivermos medicamentos ou outros tratamentos que possam retardar o aparecimento da doença ou mesmo preveni-la
- dizem os autores do estudo.

 

Os cientistas esperam que desta forma seja possível não só identificar pessoas em risco de doença de Parkinson, mas também distinguir a doença de condições semelhantes, como atrofia de múltiplos sistemas ou demência com corpos de Lewy.

 

Quais são as reações dos especialistas à nova descoberta?
- O desenvolvimento de um teste de biomarcadores para a detecção precoce da doença de Parkinson é um avanço potencial. Tem o potencial de mudar o panorama do diagnóstico, tratamento e investigação de doenças neurodegenerativas. (...) Se o teste for implementado com sucesso, poderá levar a intervenções mais precoces e mais eficazes, melhorando, em última análise, a vida de milhões de pessoas em risco ou que vivem com a doença de Parkinson, afirma o Dr. Daniel Truong, neurologista e diretor médico do Truong Neuroscience Institute da Califórnia (EUA) e editor-chefe do Journal of Clinical Parkinsonism.

 

Atualmente, os médicos não conseguem identificar pessoas que desenvolverão a doença de Parkinson suficientemente cedo, antes que apareçam sintomas como lentidão de movimentos ou tremores, embora existam algumas pistas (por exemplo, genes defeituosos e histórico familiar da doença). Existem também os chamados sintomas "prodrômicos" que podem aparecer vários anos antes. Estes incluem: prisão de ventre, perda de olfato, distúrbio comportamental do sono REM, depressão, transtornos de ansiedade e comprometimento cognitivo. A constipação pode ocorrer até 20 anos antes do início dos sintomas motores. Perda de olfato e depressão podem ocorrer até 10 anos antes.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: