Mulheres Idosas: 8 Doenças das quais dificilmente se pode escapar

Publicado por: Feed News
27/10/2024 09:45:05
Exibições: 183
Cortesia Editorial Arquivo
Cortesia Editorial Arquivo

Quais são as doenças mais comuns para a mulher idosa e de quais delas dificilmente ela escapará?


Para mulheres idosas, há uma série de doenças mais comuns que se manifestam devido ao envelhecimento, fatores genéticos, estilo de vida e questões hormonais. Algumas dessas condições são quase inevitáveis, pois estão diretamente ligadas ao processo natural de envelhecimento. As 8 principais são:

 

1. Osteoporose
Descrição: A perda de densidade óssea é muito comum após a menopausa devido à queda nos níveis de estrogênio, um hormônio que ajuda a manter os ossos fortes.
Por que é quase inevitável: Com o envelhecimento, os ossos naturalmente perdem massa, e a falta de estrogênio acelera esse processo.

 


2. Artrite (principalmente osteoartrite)
Descrição: Degeneração das articulações, causando dor, rigidez e redução da mobilidade.
Por que é quase inevitável: A cartilagem das articulações se desgasta com o tempo, tornando-se uma condição muito comum em idosos.

 


3. Doenças Cardiovasculares
Descrição: Hipertensão, insuficiência cardíaca e doença coronariana são problemas cardíacos comuns em mulheres idosas.
Por que é quase inevitável: A saúde cardiovascular tende a se deteriorar com a idade, especialmente após a menopausa, quando o risco aumenta significativamente.

 


4. Diabetes Tipo 2
Descrição: A capacidade do corpo de usar a insulina de forma eficaz diminui com a idade, aumentando o risco de diabetes.
Por que é quase inevitável: A resistência à insulina se torna mais comum com o tempo, especialmente em indivíduos com fatores de risco como sedentarismo e obesidade.

 


5. Demência (ex.: Alzheimer)
Descrição: Condições neurodegenerativas que afetam a memória, o raciocínio e o comportamento.
Por que é quase inevitável: Embora não todas as mulheres idosas desenvolvam demência, o risco aumenta com a idade devido ao envelhecimento cerebral.

 


6. Câncer de Mama
Descrição: O risco de câncer de mama aumenta com a idade, especialmente em mulheres após os 60 anos.
Por que é quase inevitável: Envelhecimento é um fator de risco significativo para esse tipo de câncer, devido a mudanças celulares ao longo da vida.

 


7. Incontinência Urinária
Descrição: Perda involuntária de urina, comum entre mulheres mais velhas devido à fraqueza do assoalho pélvico.
Por que é quase inevitável: Mudanças relacionadas ao envelhecimento nos músculos e tecidos pélvicos contribuem para essa condição.

 


8. Hipotireoidismo
Descrição: A redução na produção de hormônios pela tireoide pode causar sintomas como fadiga, ganho de peso e depressão.
Por que é quase inevitável: A glândula tireoide pode se tornar menos ativa com o tempo.
Essas condições são comuns e, em muitos casos, inevitáveis para mulheres idosas, mas a adoção de um estilo de vida saudável pode atenuar a gravidade ou retardar o aparecimento de algumas delas.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: