Novo exame de sangue prevê retorno do câncer de mama com até 3 anos de antecedência

Publicado por: Feed News
09/04/2025 21:46:53
Exibições: 109
Ilustração Cortesia Editorial Ideia
Ilustração Cortesia Editorial Ideia

Biópsia líquida ultrassensível detecta vestígios genéticos do câncer no sangue, mesmo anos antes da reincidência se manifestar nos exames convencionais.

 

A tecnologia  que abre um horizonte promissor para pacientes com câncer de mama. Cientistas do Instituto de Pesquisa do Câncer (ICR), em Londres, desenvolveram um exame de sangue inovador — conhecido como biópsia líquida ultrassensível — capaz de prever o retorno da doença com até três anos de antecedência. O The Guardian. escreveu sobre isso aqui.

 

O teste identifica o DNA tumoral circulante (ctDNA), minúsculas frações genéticas liberadas por células cancerígenas remanescentes no corpo, mesmo após cirurgia e tratamentos convencionais. Essas células, muitas vezes invisíveis aos exames de imagem, são responsáveis por recaídas silenciosas que podem ocorrer anos após o tratamento inicial.

“Essas células podem ser tão poucas que não são detectadas nos exames de rotina, mas podem provocar a volta do câncer muito tempo depois”, explica o pesquisador Isaac Garcia-Murillas, líder do estudo.

 

A pesquisa, apresentada na maior conferência mundial de oncologia — a reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago — revelou resultados animadores. Em um estudo com 78 pacientes, a biópsia líquida foi capaz de prever com exatidão quais mulheres desenvolveriam recorrência. Entre as 11 que apresentaram recaída ao longo de cinco anos, todas haviam tido ctDNA detectado anteriormente. Já nas 60 pacientes sem detecção, nenhuma apresentou retorno da doença, o que reforça a precisão do exame.

“O tempo médio de recorrência foi de 15 meses, mas o exame detectou sinais até 41 meses antes do reaparecimento do tumor”, destacam os cientistas.

 

A nova tecnologia oferece uma dupla vantagem: iniciar terapias preventivas mais cedo em pacientes de risco e evitar tratamentos desnecessários em quem está livre da doença. Para Simon Vincent, diretor da organização Breast Cancer Now, trata-se de um avanço "incrivelmente empolgante".

“A detecção precoce é uma das nossas armas mais poderosas. Este exame pode revolucionar o cuidado com o câncer de mama”, afirma.

Atualmente, mais de 2 milhões de mulheres recebem diagnóstico de câncer de mama a cada ano. Embora os tratamentos tenham evoluído, a possibilidade de recorrência ainda é um temor. Com essa nova estratégia de rastreio, médicos poderão personalizar o acompanhamento e salvar mais vidas.

O diretor executivo do ICR, Christian Helin, reforça: “O câncer de mama é muito mais tratável antes de se espalhar. Detectar sinais de retorno o quanto antes pode ser decisivo para a sobrevivência das pacientes”.

Embora ainda em fase experimental, a expectativa dos especialistas é de que o exame se torne parte do protocolo clínico nos próximos anos, integrando uma nova era de medicina preditiva e personalizada.

 

Convite para o próximo artigo:
No próximo artigo, vamos entender como funciona o ctDNA e por que ele está revolucionando o rastreamento de diferentes tipos de câncer, incluindo pulmão, próstata e colorretal. Acompanhe!

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Categorias:
Tags: